O Fechamento de Extrato é utilizado para conferir se todas as vendas foram importadas corretamente, se os saldos das vendas estão corretos e garantir que a conferência de recibos foi feita da forma correta. Com isso o sistema possibilita gerar a conta a pagar ou a receber do boleto/SP que a CVC matriz manda toda semana.

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Para realizar o fechamento

  1. Acesse o menu CVC > Fechamento de Extrato;
  2. O período do último fechamento é preenchido automaticamente. Caso seja outro período, preencha o período que deseja fazer o fechamento;
  3. Clique em Pesquisar;

Breve explicação da janela

  • Na parte superior, o sistema irá mostra o resumo das vendas agrupadas por dia, clique no dia desejado para ver sua vendas;
  • Na parte inferior, o sistema irá mostrar as vendas do dia selecionado;
  • Na coluna Saldo, são os valores de débito ou crédito em haver com a CVC.
  • As linhas possuem cores diferentes: cores preta são valores a receber e os valores na cor vermelha são a pagar;

O que são os ícones vermelhos e verdes nos recibos?

Na última coluna a direita, será mostrado um ícone, de acordo com o estado atual daquela movimentação:

  • Verde significa que o saldo da venda confere com o saldo informado no extrato.
  • Vermelho significa que o saldo da venda não confere com o saldo informado no extrato.

O que são as linhas pretas e vermelhas nos recibos?

  • Linhas pretas são recibos com comissão a receber. Casos onde o cliente paga tudo direto para a CVC Matriz e a loja fica com comissão a receber.
  • Linhas vermelhas são recibos a pagar. Casos onde o cliente faz um deposito franqueado para a loja, e a loja precisa repassar o restante da venda para CVC Matriz.

Como corrigir o recibo para o ícone ficar verde?

Para que o recibo de ícone vermelho se torne verde, é necessário conciliar a venda com o extrato da semana, para isso:

  1. Acesse a venda com um duplo clique no recibo com o ícone vermelho;
  2. Na parte de Forma de Pagamento, clique no botão Novo e insira a forma de pagamento realizada pelo cliente na venda;
  3. Acesse a conta a receber dando um duplo clique na forma de pagamento desejada, contas em aberto estarão em negrito e com a data de movimentação em branco.
  4. Na conta a receber que irá abrir, coloque no campo Liquidação a data que o cliente realizou o pagamento, em seguida confirme a conta bancária onde o valor entrou e clique no botão OK para finalizar o processo;
  5. Ao voltar para a janela da venda, clique no botão Fechar localizado no canto inferior direito para realizar o fechamento dessa venda, ao final confirme todas as janelas clicando no botão OK;
  • Caso haja desconto, no terceiro passo, acesse o produto da venda com duplo clique e informe no campo Desconto ou se teve uma sobra informe na Tx. Serv. Destacada;

Após conferir todos os dias e todos os ícones ficarem verdes

  • Clique no botão Fechar que está do lado direito e o sistema irá gerar a conta a pagar ou a receber para a CVC Matriz a partir do fechamento do extrato.

Importante:

  • Confira se o valor do Fechamento do Extrato do Monde, está correto com o valor do Systur, caso não esteja, verifique em qual dia há a diferença de valor.
  • Para realizar o fechamento de extrato, todas as vendas precisam estar fechadas e todos os ícones estarem verdes, ou o sistema não permitirá que o fechamento seja feito. Veja todas as possíveis inconsistências.
  • Esse artigo é referente à nova versão do Monde, se o seu sistema ainda não está nela entre em contato com o suporte para que eles façam a atualização!
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