Nos casos em que o cliente desiste ou remarca a viagem, podemos realizar o cancelamento do produto ou passageiro no sistema. Isso é importante para que:

  • Os relatórios não tenham faturamento e receitas de vendas canceladas.
  • O sistema possa calcular as metas e comissionamentos dos vendedores de uma forma real, ignorando os produtos cancelados.

Para realizar um cancelamento:

  • Acesse o menu Vendas e, através dos filtros, localize a venda com o produto que precisa ser cancelado;
  • Abra a venda com um duplo clique, selecione o produto e clique na opção Cancelamento/Reembolso > Cancelar.

Cancelamento de Produto

Caso o produto tenha sido cancelado, marque a opção Cancelar Todos os Passageiros

  • Se necessário é possível Excluir os itens da fatura fornecedor em aberto. Com essa opção selecionada, ao concluir o cancelamento, todos os saldos a pagar, ou a receber do fornecedor que ainda não foram gerados, serão excluídos.

    A remoção desse saldo em aberto implica na Receita calculada da venda. 

Após marcar essa opção, também é possível informar um valor de Multa a pagar para o fornecedor.

  • Se necessário é possível Excluir o saldo pendente a receber do cliente. Com essa opção selecionada, ao concluir o cancelamento, todo o saldo a receber do cliente que ainda não foi vinculado a uma forma de pagamento, referente ao produto que está sendo cancelado, será excluído. 
  • Caso a opção de Manter o produto no cálculo da meta dos planos de comissão seja selecionada, esse produto mesmo cancelado irá constar na meta atual do vendedor. Portanto utilize esta opção caso o produto mesmo cancelado deva ser somado na meta atual do vendedor ao fechar as comissões.

Cancelamento de Passageiro

Para cancelar somente um ou mais passageiros, marque a caixa Cancelado do passageiro que não vai mais embarcar e informe a Data de cancelamento.

Editar e Reverter cancelamento

Para produtos cancelados, existe a opção de Editar Cancelamento, onde você consegue alterar os passageiros cancelados, ou reverter o cancelamento do produto.

Para fazer isso, marque ou desmarque a caixa de Cancelamento do passageiro, ou da opção Cancelar Todos os Passageiros.

Reembolso

Depois de realizar o cancelamento, muitas vezes é necessário lançar os reembolsos para o cliente, ou fornecedor.

Para aprender mais sobre reembolsos, acesse este artigo.

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