Neste artigo estão listadas as principais alterações da nova versão. Caso queira mais detalhes, sempre documentamos todas as modificações entre a versão 18.5 e a última, no nosso artigo de novidades, além de novas funcionalidades.

O que mudou?

A principal mudança dessa nova versão é a venda. Agora, ela tem um novo visual, mais prático e fácil para os lançamentos.

No vídeo a seguir, temos uma breve apresentação da tela de vendas na nova versão.

Formas de pagamento da venda

As formas de pagamento da venda foram reformuladas e agora o que aparece na venda é o que realmente consta no financeiro. Também não há mais necessidade de gerar o lançamento ou acessar a aba financeiro para visualizar a conta a receber. Sendo assim o fluxo da venda foi simplificado, não precisando mais de várias etapas, mas para isso o comportamento de algumas formas de pagamento foi alterado:

  • As formas de pagamento na venda foram separadas em 2 categorias: Pagamento para o Fornecedor e Pagamento para a Agência.
  • Dinheiro e Cheque para a agência agora podem gerar uma conta a receber já liquidada na conta configurada ao serem adicionadas na venda.
  • Depósito em Conta preenche automaticamente no recibo as informações da conta corrente, que agora precisa ser informada na hora do lançamento, junto a previsão de depósito.
  • Para Boleto Fornecedor, utilize a forma de pagamento Outros em Pagamento para o Fornecedor e selecione a opção Boleto.
  • Quando um cheque for enviado ao fornecedor utilize a forma de pagamento Cheque em Pagamento para o Fornecedor. Esta forma de pagamento irá liquidar o saldo com o fornecedor e não irá gerar uma conta a receber.
  • Documento de Crédito Próprio foi renomeado para Crédito na Agência.
  • A forma de pagamento Não Recebido/Débitos e erros foi removida do sistema. Todos os registros que foram feitos antes da atualização vão continuar com essa forma de pagamento.

Mas como lançar as cortesias?

Em casos de desconto, erros, ou o valor precisa ser descontado da meta do vendedor, é necessário colocar o valor como um Desconto na venda.

Caso tenha sido um custo que a agência vai bancar, um brinde, ou um crédito originado de outra venda/negociação para o cliente, o correto é lançar a forma de pagamento Crédito na Agência e descrever a cortesia no campo Documento.

Para saber todos os detalhes das formas de pagamento acesse: Formas de Pagamento da Venda.

Dica: Agora você pode lançar mais de um pagante na mesma venda, caso for necessário. Ao cadastrar a forma de pagamento, basta selecionar o nome da pessoa e o que ela está pagando. Veja o exemplo abaixo:

Nesse caso, ao imprimir o recibo o sistema dará a opção de escolher para quem será impresso e também dividirá os pagamentos.

Como eu lanço cancelamentos e reembolsos?

Agora para os cancelamentos e reembolsos há um botão específico logo acima dos produtos. Basta clicar no produto referente, e em seguida em Cancelamento/Reembolso.

Para os reembolsos, usaremos o mesmo botão, podendo ser para o cliente ou para o fornecedor.

Você pode ver todos os detalhes do processo no nosso artigo Cancelar produto ou passageiro da venda.

Onde ficou o botão de fechar venda?

O botão de Fechar Venda agora fica no rodapé da janela, em todas as abas da venda, não somente na aba Financeiro como antes.

Lembrando que temos um artigo explicando todo o passo a passo para cadastro de vendas, e você pode conferir clicando aqui.

Mas e as vendas lançadas antes da atualização?

Na versão anterior era necessário adicionar a forma de pagamento e depois gerar o lançamento ou enviar ao fornecedor, na nova versão, ao adicionar o pagamento já é gerado o lançamento, não sendo necessária a etapa de Gerar Lançamento.

Há alguns processos que você pode fazer caso haja vendas que o lançamentos não foram gerados antes de atualizar a versão do Monde.

Para gerar um lançamento de uma forma de pagamento de vendas abertas da versão anterior:

  • Selecione o pagamento que deseja gerar o lançamento dentro da venda;
  • Clique na opção Gerar Lançamento:
  • No caso de Cartão de Crédito, será exibida uma tela para a inclusão do pagamento já com os dados preenchidos;
  • Confira os dados e confirme.

Cheques

Caso o pagamento seja do tipo Cheque, serão exibidas duas opções ao selecionar o mesmo:

Clique em Gerar Lançamento ou em Enviado ao Fornecedor para o sistema marcar o pagamento como Cheque para o fornecedor. As opções também aparecem ao dar duplo clique no pagamento:

Cartão de Crédito Próprio

Após a atualização, os pagamentos do tipo cartão de crédito próprio com o lançamento gerado, serão mantidos na nova estrutura na mesma situação.

Ao fazer liquidação do lançamento financeiro, o sistema irá preencher os dados da movimentação automaticamente com as informações do cartão de crédito, caso tenham sido informadas.

Vale ressaltar que estes pagamentos também serão exibidos nas consultas de Vendas por Cartão de Crédito e Vendas por Forma de Pagamento com as informações da estrutura antiga para facilitar a conferência do recebimento pela operadora.

Após a liquidação do lançamento, os dados do cartão também passam a aparecer na consulta de Movimentações.

Perguntas Frequentes

É possível que as formas de pagamento não liquidem a conta a receber automaticamente?

Sim, você pode configurar para que Dinheiro e Cheque não sejam liquidados automaticamente em Ferramentas > Configurações > Vendas. Basta retirar a seleção de Liquidar automaticamente:

Por que os recebimentos de clientes não aparecem na aba Financeiro da venda?

No caso dos recebimentos, eles não aparecem mais nesta tela pois agora estão vinculados com a forma de pagamento. Para acessar os lançamentos financeiros, basta dar um duplo clique na forma de pagamento.

Fiz uma venda antes de atualizar meu sistema e as faturas do fornecedor não aparecem. Por quê?

Isso pode acontecer quando uma venda foi lançada antes da atualização do sistema e estava em aberto. Nesse caso é necessário fechar a venda ao menos uma vez, para que o sistema consiga validar os valores e calcular o saldo fornecedor.

Como eu gero um pagamento avulso para o fornecedor pela venda?

Para gerar a fatura fornecedor na aba Financeiro da venda não é mais necessário clicar com botão direito.

Basta clicar em Gerar Pagamento Avulso ou Sinal. Saldo representa o pagamento avulso da fatura; Saldo + receitas substituiu a opção Gerar fatura total a pagar, e Sinal serve para lançar um pagamento de sinal para esse fornecedor.

Veja mais neste artigo.

Preciso fechar a venda para gerar as faturas do fornecedor?

Não, não é mais necessário. Agora, as faturas ficarão na aba Financeiro da venda mesmo com a venda aberta, e caso você fechar e reabrir, elas não serão afetadas.

Outras mudanças importantes

Contas a pagar/Receber

Um exemplo de atualização no financeiro são as contas parceladas e a nova função de contas recorrentes.

Agora, nos lançamentos feitos pelo Contas a pagar/Receber há a opção Repetir, dividido em:

  • Recorrente: contas como água e IPTU
  • Parcelado: compras ou despesas em parcelas

Também temos um artigo específico para essa função aqui.

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Pesquise na nossa Central de Ajuda ou mande um e-mail pra gente no suporte@monde.com.br. Também estamos disponíveis no telefone (19) 3478-8880.

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