Existem diversas formas de pagamento na venda para descrever exatamente como foi fechado o negócio entre você e seu cliente.

Antes de adicionar uma forma de pagamento na venda, é necessário adicionar um ou mais produtos, para que exista um saldo a receber.

Após adicionar produtos, clique no botão Novo no canto inferior esquerdo da venda para adicionar as formas de pagamento.

As formas de pagamento são separadas em 2 tipos, Pagamento para o Fornecedor e Pagamento para a Agência, entenda cada uma delas abaixo:

Pagamento para o Fornecedor

Estas formas de pagamento devem ser utilizadas quando o pagamento for feito direto para o fornecedor, por exemplo, quando é o fornecedor que irá cobrar no cartão de crédito do cliente.

Cartão de Crédito

Quando o fornecedor irá cobrar no cartão do cliente.

Cheque

Cheques recebidos que serão enviados ao fornecedor.

Crédito no Fornecedor

Quando o cliente tem um crédito com o fornecedor e o valor será descontado dos pagamentos.

Outros

Poderá ser preenchida de acordo com a forma que o cliente irá pagar o fornecedor. Por exemplo, se o cliente deverá fazer o pagamento no momento do check-in, ou deverá fazer um deposito na conta do fornecedor, isso devera ser informado aqui como texto.

O Monde já inclui por padrão 2 textos pré-cadastrados para as formas mais utilizadas: Boleto e Direto no Fornecedor, mas você poderá cadastrar quantos textos quiser para facilitar na hora de cadastrar a venda. Para cadastrar um novo texto clique no botão [...] ao lado da seleção de informações pré-cadastradas e depois em Novo.

Os pagamentos para o fornecedor serão exibidos na aba Financeiro já liquidados e com os dados do pagamento preenchidos no campo Informações:

Pagamento para a Agência

Quando os valores forem pagos diretamente para a agência e depois a agência faz o repasse dos valores para o fornecedor. deve-se utilizar uma das formas de pagamento abaixo:

Boleto 

Esta forma de pagamento é utilizada quando a própria agência emite os boletos para o cliente realizar o pagamento, ao adicionar ela na venda, o sistema irá gerar uma ou mais contas a receber em aberto, de acordo com a quantidade de parcelas.

Para os planos que possuem o recurso de integração bancária, é possível habilitar carteiras de cobrança, para a emissão de boletos, assim ao utilizar essa forma de pagamento, é possível fazer o registro e impressão dos boletos pelo sistema.

Caso a carteira de cobrança seja registrada, será necessário gerar o arquivo de remessa e processar o arquivo de retorno antes de imprimir os boletos. 

Para imprimir os boletos clique em Imprimir > Boletos no rodapé da venda.

Cartão de Crédito/Débito

Pagamento feito com cartão de débito ou crédito do cliente e será recebido na conta bancária da agência.

Essa forma de pagamento gera um lançamento em aberto.

Será necessário selecionar um cartão caso sua agência armazene os dados do cartão do cliente, ou informar apenas a operadora e os 4 últimos dígitos:

É importante informar ao menos a operadora e os 4 últimos dígitos corretamente para facilitar a conferência do recebimento quando o mesmo entrar na conta bancária.

Observação

É possível configurar os dias para recebimento de cartão, de acordo com o prazo da sua maquineta para recebimento das parcelas.

Cheque

Cheque recebido do cliente e que ficará com a agência. Irá gerar uma conta a receber liquidada na conta configurada como padrão para cheque.

Caso seja parcelado, informe os dados do primeiro cheque e a quantidade de parcelas e o Monde irá incrementar os números e calcular o vencimento dos próximos cheques.

É possível desabilitar a liquidação automática dessa forma de pagamento, para saber mais acesse nosso artigo de Configurações.

Crédito na Agência

Caso o cliente tenha um crédito na agência, utilize esta forma de pagamento.

Para um melhor detalhamento sobre o crédito, utilize os campos de Documento e Número da venda que originou o crédito.

Observação
Se você faz o controle de operação própria, sempre que a venda vinculada e a venda atual fizerem parte de uma operação própria, o valor vai ser contabilizado apenas uma vez no relatório de Análise de Operações.

Dinheiro

Valor recebido em dinheiro na agência. Irá gerar uma conta a receber liquidada na conta configurada como padrão para Dinheiro.

É possível desabilitar a liquidação automática dessa forma de pagamento, para saber mais acesse nosso artigo de Configurações.

Depósito em conta

Utilizado quando o cliente vai fazer o depósito direto na conta da agência. É necessário informar a conta corrente em que o dinheiro vai entrar e a previsão de depósito.

Faturar

Caso sua agência envie faturas para os clientes com uma ou mais vendas agrupadas, utilize esta forma de pagamento. Após adicionar a forma de pagamento é necessário gerar a fatura em Gerar Fatura Cliente.

Retido pelo Intermediário

Caso sua agência trabalhe com intermediários e estes retenham a comissão ao efetuar a venda, utilize esta forma de pagamento. Note que ela só aparece caso seja informado um intermediário na venda.

Outros

Esta forma de pagamento permite que você já deixe um texto pré-cadastrado que irá sair impresso no recibo do cliente, por exemplo, os dados da conta para depósito.

Para cadastrar um novo texto clique no botão [...] ao lado da seleção de informações pré cadastradas e depois em Novo.

Esta forma de pagamento ao ser adicionada irá gerar uma conta a receber em aberto e adicionar o texto informado nas observações desta conta a receber.

Ao liquidar a conta a receber a venda será atualizada com os dados da forma de pagamento da liquidação.

Reembolso

Caso o cliente tenha pago um valor maior que o valor do produto ou o produto tenha sido alterado e exista um saldo negativo, o Monde irá habilitar a opção de reembolso que possibilitará fazer uma devolução em fatura ou gerar uma conta a pagar para o cliente para devolver o valor caso sua agência não emita faturas.

Encontrou sua resposta?