Com quem estamos negociando

Pagante: O campo pagante no topo da venda é utilizado para informar o nome da pessoa que faz a negociação com a agência, o pagante principal, contratante do produto.

Nas formas de pagamento, esse campo se refere a pessoa que está realizando o pagamento do produto todo, ou só de uma parte do valor, podendo existir mais de um pagante na mesma venda.

Intermediário: Conhecido como Freelancer, é a pessoa que traz clientes para sua agência e cobra uma comissão por conta disso, entenda um pouco melhor no artigo Trabalhando com intermediários.

Solicitante: É um campo mais utilizado no ramo Corporativo, nele você informa a pessoa que faz a solicitação de compra das passagens em nome de uma empresa.

Aprovador: Também utilizado no corporativo, é o campo para informar a pessoa que autoriza a compra das passagens feita pelo solicitante.

Fornecedores e Representantes

Fornecedor: São empresas que fornecem os produtos para operadoras, consolidadoras ou até mesmo direto para sua agência:

  • Em Passagem aérea é a Companhia Aérea;

  • Em Diárias de Hospedagem é o Hotel;

Representante: São as empresas que representam esses fornecedores, intermediando a venda com a sua agência. Também conhecidas como Operadoras e Consolidadoras

Informações sobre sua reserva

Documento: É conjunto de números e letras que identifica um produto, veja os exemplos:

  • Em Aluguel de carro é o Loc/Reserva

  • Em Cruzeiro é o Booking;

  • Em Diárias de hospedagem é a Reserva;

  • Em Passagem aérea é o Localizador.

Inicio e Fim: O período em que foi utilizado o produto:

  •  Em Aluguel de carro é a Retirada e Devolução;

  •  Em Passagem Aérea e Cruzeiro é o Embarque e Retorno;

  •  Em Diárias de Hospedagem é o Check-in e Check-out;

Nos produtos Aluguel de Carro e Diárias de Hospedagem existe o campo Diárias.

Essas diárias são calculadas por noite. Ou seja, uma locação de veículo de 01 a 05/mês (5 dias e 4 noites), no Monde serão calculadas 4 diárias (4 noites).

Observação: Cada fornecedor desses produtos possuem suas regras sobre exceder horas das diárias (Cobram multas por horas, cobram meia diária, cobram diárias inteiras, etc).

Destino: Identifica se é um produto Nacional ou Internacional.

Serviços inclusos: Onde você pode inserir todos os serviços inclusos ou extras do seu produto 

  • Aluguel de carro é Extras inclusos;

Trecho: Você pode preencher esse campo para ter um maior controle e impressões detalhadas com informações do aeroporto e horários de chegada e saída dos passageiros da venda.

Informações e Valores do produto por passageiro

Nome Emissão: Se existir informe o nome de emissão;

Moeda Origem: A moeda original do produto, por padrão a moeda preenchida é BRL - Real;

Câmbio: É possível informar o cambio atual da moeda para que o Monde faça o cálculo para Real;

Valor Produto: O valor do produto sem taxas (tarifa);

Taxas: O valor das taxas cobradas pelo fornecedor/representante (Taxa de Embarque, etc);

Outras Taxas: Se houver, informe o valor de outras taxas para o fornecedor/representante;

Taxa RAV: É uma receita para a agência e significa Remuneração do Agente de Viagens. Na maioria dos casos, ocorre em passagens aéreas, mas também pode ocorrer com outros produtos do mercado. Ao vender um produto pelo sistema do fornecedor, a agência deve definir e incluir um valor de receita pelos serviços prestados. Neste caso, o valor é recebido via cartão de crédito direto no fornecedor e ele devolve o valor para a agência, descontando a taxa da administrativa de cartão (Taxa CC RAV).

Taxa DU: É a remuneração que as agências recebem de algumas companhias aéreas referente a venda de passagens aéreas. Esse valor é definido pela cia aérea e destacado do valor da passagem para não ser contabilizado pela cia aérea, entendendo-se que o pagamento então é do consumidor final para a agência. A agência pode receber esse valor da DU em dinheiro ou outra forma de recebimento próprio. Quando o valor da taxa DU é passado no cartão do crédito da companhia aérea ou consolidador, então posteriormente volta para a agência, descontando a taxa da administrativa de cartão (Taxa CC DU).

Taxa de serviço oculta: É um valor que é cobrado a mais pela agência e fica como receita, soma no valor total do produto mas não tem nenhuma ligação com o fornecedor.

Por ser oculto esse valor é somado no valor total do produto em impressões do sistema.

Documento(Bilhete): Se existir, informe o número do bilhete do passageiro;

Centro de Custo Passageiro: Se existir, informe o centro de custo do passageiro, que é mais utilizado no controle corporativo para identificar setores dos passageiros;

Assento: Se existir, informe o número do assento do passageiro.

Valores da venda

Operadora

Abatimento: Valor que o fornecedor deu de desconto ao cliente.

Taxa CC RAV: Taxa de cartão que é cobrada pelo fornecedor, esse valor é descontado da Taxa RAV inserida no valor de produto.

Taxa CC DU:  Taxa de cartão que é cobrada pelo fornecedor, esse valor é descontado da Taxa DU inserida no valor de produto.

Dica: É possível configurar no cadastro do produto, as porcentagem das taxas CC RAV e CC DU cobradas por cada fornecedor.

Assim ao adicionar a forma de pagamento Cartão de Crédito Fornecedor, para um produto que tenha essa configuração com esse fornecedor, essa taxa é inserida automaticamente.

Agência

Taxa de serviço destacada: Como a taxa de serviço oculta, é um valor que é cobrado pela agência, a diferença nesse campo é que esse valor aparece destacado impressões do sistema

Desconto: Valor que a sua agência deu de desconto para o cliente, sendo assim esse valor é abatido da sua receita.

Total desconto: É a soma dos descontos dado pela agência e do fornecedor.

Comissão e Over (Incentivo)

Na venda também temos esses campos separados por colunas, Intermediário e Fornecedor:

Comissão Intermediário: O percentual ou valor que a agência paga de comissão, deduzindo da receita, para o intermediário (freelancer) que participou dessa venda

Comissão Fornecedor: O percentual ou valor que a agência recebe do fornecedor com base no valor do produto.

Over Intermediário: O percentual ou valor de incentivo que a agência paga de comissão, deduzindo da receita, para o intermediário (freelancer) que participou dessa venda

Over Fornecedor: O percentual ou valor de incentivo que a agência recebe do fornecedor com base no valor do produto.

Campos adicionais

Número Externo: Utilizado para informar o número de identificação da venda em algum outro sistema, como um sistema de self-booking por exemplo.

Número NF: Onde você pode colocar o número das notas fiscais geradas para esse produto.


Encontrou sua resposta?