Para cadastrar uma venda de cruzeiro usaremos passos bem parecidos de uma venda comum, que você pode ver no nosso artigo sobre cadastrar venda.

O primeiro passo então, será ir até o menu Cadastros > Vendas > Novo;

Ao abrir a tela de nova venda, coloque o nome do Pagante e no campo Novo em Produtos selecione Cruzeiro;

Após isso, iremos preencher os campos dentro do produto, sendo:

  • Fornecedor: A linha que fornece o cruzeiro;
  • Representante: Empresa que intermediou a compra, se houver;
  • Booking: Numeração da reserva;
  • Embarque e Retorno: Datas de embarque e retorno do cliente, sendo possível também informar os horários;
  • Destino do cruzeiro;
  • Acomodação: Tipo de acomodação contratada pelo cliente;
  • Nº Cabine;
  • Tipo Cabine;
  • Categoria Cabine: Podendo ser letras ou sequência de números, dependendo do fornecedor do cruzeiro;
  • Regime contratado pelo cliente;
  • Navio onde ele estará embarcando.

Dica:

Caso o navio não esteja na lista, você pode cadastrá-lo para prosseguir com a sua venda. Veja como fazer o processo clicando aqui.

Depois de preencher, basta clicar em Adicionar Passageiro para cadastrar na venda todos os passageiros do cruzeiro. Abrirá uma janela para os valores e taxas referentes ao passageiro.

Para entender melhor sobre todos os campos e saber onde cadastrar os valores de cada taxa do cruzeiro, leia nosso artigo: Entenda os campos do cadastro da venda

Dica:

Você pode usar a aba Anexos para ter fácil acesso a todos os documentos da venda.

Importante:

Lembre-se sempre de usar as integrações com fornecedores para agilizar o cadastro das suas vendas e ganhar tempo!

Inserir formas de pagamento

Depois de realizar o cadastro da venda, precisamos informar para o sistema como sua venda foi paga:

  • Na aba Detalhes da venda clique no menu Pagamentos;
  • Selecione a forma que o cliente pagou a venda e informe os produtos e valores;
  • Caso tenha alguma dúvida em qual forma de pagamento utilizar, veja esse artigo com a explicação sobre cada uma delas;

Impressões de venda

Depois de lançar a venda e as formas de pagamento, também é possível fazer as impressões de venda, para gerar documentos para os clientes ou até para controle interno a fim de ajudar o financeiro.

E depois disso?

Depois de seguir os passos desse artigo, é necessário conferir todos os valores e realizar o fechamento da venda por segurança. O próximo passo será liquidar o recebimento dos clientes e acompanhar as faturas do fornecedor. Tudo isso você confere na nossa sessão sobre Financeiro.

Encontrou sua resposta?