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Como fechar venda com saldos de produtos em aberto

Veja aqui como corrigir o erro “Não é possível fechar vendas com saldo em aberto” para vendas com saldo zerado.

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Ao lançar uma venda, é necessário inserir as formas de pagamento para todos os valores antes de fechá-la. Caso isso não seja feito, o sistema apresentará a mensagem abaixo:

Entretanto, existem algumas alterações que zeram o saldo da venda e mesmo assim não é possível fechar a venda. Isso acontece pois o Monde separa os valores da venda de acordo com o produto referente, e ao lançar os pagamentos também é necessário considerar essa separação.

Para casos onde a distribuição não é feita corretamente, ele apresentará a mensagem abaixo:

Exemplo: Minha passagem aérea tem o valor de R$ 150,00, sendo assim na forma de pagamento esse mesmo valor será lançado para o cliente pagar:

Pensando nisso, existem 2 situações que podem gerar erro ao alterar os valores dos produtos dentro da venda, são elas:

1. Alterar o valor de um produto após inserir a forma de pagamento

No exemplo abaixo, o valor da passagem aérea é alterado para mais barato, e o valor da diária de hospedagem é alterado para mais caro, assim mantendo o valor da venda. Porém, como as formas de pagamento já estavam lançadas, o sistema dará erro e avisará que existem produtos com saldo pendente.

Para resolver:

  • Exclua todas as formas de pagamento com o botão Excluir, logo acima delas;

  • Insira novamente as formas de pagamento respeitando o valor de cada produto;

  • Agora, será possível fechar a sua venda.


2. Alterar o valor de um produto ao inserir a forma de pagamento

No exemplo abaixo, os valores dos produtos são alterados ao lançar as formas de pagamento, a fim de ajustar o depósito do cliente que foi dividido em 2 vezes.

Porém, como é lançado um pagamento maior para um produto que tem um custo menor, o sistema dará erro e avisará que existem produtos com saldo pendente.

Para resolver:

  • Exclua todas as formas de pagamento com o botão Excluir, logo acima delas;

  • Insira novamente as formas de pagamento respeitando o valor de cada produto; Nesse caso, é necessário distribuir o valor do pagamento para cada produto, sem aumentar o valor de cada um;

  • Agora, será possível fechar a sua venda.

Observação: Caso hajam boletos já gerados e enviados ao cliente, a fim de não excluí-los, recomendamos clicar no botão Novo e escolher a opção Crédito na Agência. Essa forma de pagamento irá contornar o erro sem gerar contas a receber indevidas, e será possível fechar a venda.

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