Ao lançar uma venda, é necessário inserir as formas de pagamento para todos os valores antes de fechá-la. Caso isso não seja feito, o sistema apresentará a mensagem abaixo:
Entretanto, existem algumas alterações que zeram o saldo da venda e mesmo assim não é possível fechar a venda. Isso acontece pois o Monde separa os valores da venda de acordo com o produto referente, e ao lançar os pagamentos também é necessário considerar essa separação.
Para casos onde a distribuição não é feita corretamente, ele apresentará a mensagem abaixo:
Exemplo: Minha passagem aérea tem o valor de R$ 150,00, sendo assim na forma de pagamento esse mesmo valor será lançado para o cliente pagar:
Pensando nisso, existem 2 situações que podem gerar erro ao alterar os valores dos produtos dentro da venda, são elas:
1. Alterar o valor de um produto após inserir a forma de pagamento
No exemplo abaixo, o valor da passagem aérea é alterado para mais barato, e o valor da diária de hospedagem é alterado para mais caro, assim mantendo o valor da venda. Porém, como as formas de pagamento já estavam lançadas, o sistema dará erro e avisará que existem produtos com saldo pendente.
Para resolver:
Exclua todas as formas de pagamento com o botão Excluir, logo acima delas;
Insira novamente as formas de pagamento respeitando o valor de cada produto;
Agora, será possível fechar a sua venda.
2. Alterar o valor de um produto ao inserir a forma de pagamento
No exemplo abaixo, os valores dos produtos são alterados ao lançar as formas de pagamento, a fim de ajustar o depósito do cliente que foi dividido em 2 vezes.
Porém, como é lançado um pagamento maior para um produto que tem um custo menor, o sistema dará erro e avisará que existem produtos com saldo pendente.
Para resolver:
Exclua todas as formas de pagamento com o botão Excluir, logo acima delas;
Insira novamente as formas de pagamento respeitando o valor de cada produto; Nesse caso, é necessário distribuir o valor do pagamento para cada produto, sem aumentar o valor de cada um;
Agora, será possível fechar a sua venda.
Observação: Caso hajam boletos já gerados e enviados ao cliente, a fim de não excluí-los, recomendamos clicar no botão Novo e escolher a opção Crédito na Agência. Essa forma de pagamento irá contornar o erro sem gerar contas a receber indevidas, e será possível fechar a venda.