Cadastrar uma conta a pagar ou a receber

O cadastro de contas é fundamental para o controle financeiro além de trazer um cenário claro dos compromissos financeiros da agência.

Para realizar o cadastro de uma conta no sistema:

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar/Receber;
  • Clique no botão Novo;
  • Selecione se é uma Conta a Pagar ou Conta a Receber;

Orientações sobre preenchimento dos campos:

  • Número: É único, não se repete, sendo sequencial gerado pelo sistema.
  • Empresa: Exibido se houver mais de uma empresa no sistema, vem selecionado como padrão a empresa que o usuário está logado e se necessário selecione a empresa correta;
  • Emissão: É a data que foi emitido esse lançamento ou a data de sua competência;
  • Pessoa: Para quem você está pagando ou esta recebendo esta conta;
  • Descrição: Texto simples, ao que se refere, pode incluir também o período ou mês de competência;
  • Documento: É o número do documento ou da nota fiscal;
  • Conta (previsão): Conta que pode ser adicionada para informar onde esse lançamento pretende ser liquidado. Preenchendo esse campo, é possível fazer um balanço do saldo das contas bancárias, antes mesmo dos lançamentos serem liquidados, utilizando o relatório Fluxo de Caixa Previsto.
  • Vencimento: É a data de vencimento desta conta;
  • Valor Original: Valor a ser pago / recebido sem juros e sem desconto;
  • Valor Final: Valor pago / recebido. Se for pago ou recebido com juros e desconto deve ser alterado;
  • Observação: Texto livre;
  • Categoria: Selecionar a categoria de despesa ou receita da conta, o sistema já disponibiliza um plano de contas padrão, para maiores informações acesse Categorias;
  • Parcelas: Se o cadastro da conta for em parcelas por exemplo IPTU ou condomínio, Clique em Opções (seta para baixo) localizado ao lado direito de OK, para maiores informações acesse Parcelas.

Dica

  • É possível configurar uma conta padrão para preencher automaticamente o campo Conta Previsão. Saiba mais acessando nosso artigo de Configurações.

Liquidar uma conta a pagar ou a receber - total ou parcial

Após realizar o cadastro de uma conta a pagar ou a receber no sistema, ao realizar o seu pagamento ou recebimento devemos realizar a sua liquidação através do seguinte procedimento:

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar/Receber;
  • Através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a conta a pagar/receber;
  • No campo Liquidação insira a data da liquidação;
  • Em Movimentações selecione uma conta para adicionar a movimentação;
  • Preencha os campos de acordo com a forma de pagamento e confirme. Note que dependendo da conta algumas formas de pagamento não vão estar disponíveis;
  • Caso tenha recebido com mais de uma forma de pagamento, repita o processo e adicione mais movimentações.

Atenção: Se a soma dos valores das movimentações informadas for diferente do Valor Final da conta, o sistema irá entender que é uma liquidação parcial e para a liquidação parcial de uma conta a pagar ou a receber serão exibidas as opções:

  • Este saldo é um acréscimo/desconto. Desejo adicionar o valor a seguinte categoria;
  • Este é um pagamento parcial. Desejo gerar uma nova conta a pagar com o saldo;

Selecione a opção desejada e confirme.

Para a liquidação parcial de uma fatura de cartão de crédito, será exibida a mensagem: O saldo pendente restante será lançado na próxima fatura e confirme.

Para a liquidação parcial de uma fatura fornecedor, será exibida a mensagem: Pagamento parcial de fatura. O Saldo ficará em aberto para ser faturado novamente e confirme.

No vídeo abaixo é exibido o procedimento para liquidar uma conta a pagar com acréscimo:

Liquidar simultaneamente mais de uma conta a pagar ou a receber

Para liquidar simultaneamente mais de uma conta a pagar ou a receber:

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a pagar/Receber;
  • Através da utilização dos filtros de pesquisa localize as contas;
  • Selecione as contas e clique com o botão direito do mouse sobre elas e selecione a opção Liquidar;
  • Em Liquidar Lançamentos preencha os campos e confirme.

Liquidar uma conta a pagar ou receber com valor 0

Em algumas situações, devido a um desconto ou um acordo com um cliente ou fornecedor a agência não irá pagar ou receber uma conta ou fatura. Nesses casos é possível liquidar a conta com valor 0, desde que alguns critérios sejam atendidos.

Para liquidar uma conta a pagar/receber com valor 0 é necessário:

  • Adicionar uma categoria contrária a categoria da conta, para que a soma das categorias seja 0;
  • Adicionar uma movimentação com valor 0, para esse movimento apareça no extrato de conta;

Siga esses passos para liquidar com valor 0:

  • Adicione uma categoria de receita/despesa contrária a categoria da conta, com o mesmo valor, para zerar o valor das categorias:
  • Informe a data no campo Liquidação;
  • Selecione uma conta em Movimentações e adicione uma movimentação com valor R$ 0,00;
  • Clique em OK para gravar.
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