Gerar fatura cliente

Ao realizar o cadastro de vendas com a forma de pagamento Faturar, o sistema gera automaticamente o saldo da forma de pagamento para a geração da fatura do cliente.

Para gerar a fatura cliente:

  • Acesse o menu Financeiro > Gerar Fatura Cliente, onde serão exibidos todos os saldos por pagante;
  • Se necessário através dos filtros de pesquisa localize o pagante;
  • Na coluna Gerar selecione os saldos que irão formar a fatura;
  • Depois de selecionar os itens, clique em Gerar Faturas.

Após ser gerada, a fatura cliente pode ser consultada acessando o menu Contas a Pagar/Receber e filtrando pelo Tipo: Faturas Clientes.

Dicas

  • Você pode adicionar colunas como Fornecedor, Centro de Custo e outras informações importantes, para organizar melhor os itens a serem faturados;
  • Se preferir visualizar um cliente por vez, selecione-o na no campo Pagante na barra de filtros e clique em Pesquisar;
  • As linhas em negrito informam que essas vendas estão abertas, ou seja, não passaram pelo controle do departamento financeiro. Orientamos faturar somente vendas Fechadas.

Gerar fatura parcial

Se por alguma negociação com seu cliente, o valor a ser faturado é diferente do valor especificado na coluna Valor a Gerar, você pode seguir os passos deste artigo e gerar uma fatura parcial desse valor.

Liquidar fatura cliente

Para liquidar uma fatura realize o mesmo procedimento para liquidar uma conta a pagar ou a receber - total ou parcial.

Excluir fatura cliente

Para excluir uma fatura realize o mesmo procedimento para excluir uma conta a pagar ou a receber.

Ao excluir uma fatura cliente, todos os itens vinculados a ela voltam a tela Gerar Fatura Cliente para serem faturados novamente. Após excluir uma fatura não é possível restaurar.

**Função não disponível em todos os planos, clique aqui para saber mais.

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