Ao identificar um recibo com inconsistência (bolinha vermelha), é necessário analisar o Tipo Movimento dele para encontrar a solução abaixo. 

Baixa de Recibo

  • Motivo: São vendas que já foram emitidas e concluídas no Systur, mas não foram fechadas no Monde. Para evitar esse tipo de inconsistência, é essencial realizar a conferência de recibos diária.
  • Exemplo: Cliente chegou na loja, realizou a compra de um produto, o vendedor já emitiu com a CVC Matriz e o cliente já pagou.
  • Solução: A venda precisa estar com forma de pagamento e fechada para simbolizar que foi conferida. Veja aqui

Baixa de OPFAX

  • Motivo: São vendas que já foram emitidas e concluídas no Systur, mas não foram fechadas no Monde. Para evitar esse tipo de inconsistência, é essencial realizar a conferência de recibos diária.
  • Exemplo: Cliente chegou na loja, fez um orçamento mas ainda não efetuou o pagamento, nesse momento o vendedor lançou uma venda em OPFAX para bloquear a reserva da viagem. Quando o cliente volta para pagar, o vendedor realiza a baixa da OPFAX emitindo o produto na CVC Matriz.
  • Solução: A venda precisa estar com forma de pagamento e fechada para simbolizar que foi conferida. Veja aqui

Estorno de OPFAX Total ou Parcial

  • Motivo: A venda foi cancelada no Systur e precisa ser cancelada no Monde também.
  • Solução 1: Se uma parte da venda já foi recebida do cliente, cancele o produto e, se necessário, lance os reembolsos  do cliente e fornecedor.
  • Solução 2: Se nenhum valor foi recebido do cliente, basta clicar no botão excluir que há no rodapé da venda.

Recuperar Comissão

  • Motivo: Esse tipo de recibo acontece quando há o cancelamento da venda, após ela já ter sido realizada no Systur. 
  • Exemplo: O exemplo mais comum é o passageiros ter desistido da viagem. E ai como a CVC Matriz já pagou a comissão da loja, a loja precisa devolver a comissão para a Matriz.
  • Solução: É necessário entrar na venda e cancelar o produto.

Comissão Cartão CVC

  • Motivo: Ele não possui um recibo e por isso não é gerado uma venda dentro do Monde. Normalmente ele não irá simbolizar inconsistência, mas deve-se atentar se essas comissões estão na data correta, pois a CVC manda sempre um dia depois. Caso a diferença do fechamento de extrato seja R$ 30, R$ 60, R$ 90 e assim por diante, possivelmente são comissões de cartão.
  • Solução: Vá até o menu CVC > Extrato, no campo pesquisar coloque Comissão Cartão CVC e pesquise. Ao encontrar a comissão que está na data errada, clique com o botão direito sobre o recibo e selecione a opção Abrir Recibo, por fim, ajuste a Data Movimentação para a data correta.
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