O Fechamento de Extrato é utilizado para conferir se todas as vendas foram importadas corretamente, se os saldos das vendas estão corretos e garantir que a conferência de depósito foi feita da forma correta. Com isso o sistema possibilita gerar a conta a pagar ou a receber da CVC Matriz.
Para realizar o fechamento
- Acesse o menu CVC > Fechamento de Extrato;
- O período do último fechamento é preenchido automaticamente. Caso seja outro período, preencha o período que deseja fazer o fechamento;
- Clique em Pesquisar;
Breve explicação da janela
- Na grid superior, o sistema irá mostra o resumo das vendas agrupadas por dia;
- Na grid inferior, o sistema irá mostrar as vendas do dia selecionado;
- Na coluna Saldo, são os valores de débito ou crédito em haver com a CVC.
- As linhas possuem cores diferentes: cores preta são valores a receber e os valores na cor vermelha são a pagar;
O que são os ícones vermelhos e verdes nos recibos?
Na última coluna a direita, será mostrado um ícone, de acordo com o estado atual daquela movimentação:
- Verde significa que o saldo da venda confere com o saldo informado no extrato.
- Vermelho significa que o saldo da venda não confere com o saldo informado no extrato.
O que são as linhas pretas e vermelhas nos recibos?
- Linhas pretas são recibos com comissão a receber. Casos onde o cliente paga tudo direto para a CVC Matriz e a loja fica com comissão a receber.
- Linhas vermelhas são recibos a pagar. Casos onde o cliente faz um deposito franqueado para a loja, e a loja precisa repassar o restante da venda para CVC Matriz.
Como corrigir o recibo para o ícone ficar verde?
Para que o recibo de ícone vermelho se torne verde, é necessário conciliar a venda com o extrato da semana, para isso:
- Acesse a venda com um duplo clique no recibo com o ícone vermelho;
- No campo Forma de Pagamento insira a forma de pagamento realizada pelo cliente na venda;
- Clique com o botão direito sobre a forma de pagamento inserida e selecione a opção Gerar Lançamento, com isso o sistema irá criar uma conta a receber do valor;
- Na conta a receber que irá abrir, coloque no campo Liquidação a data que o cliente realizou o pagamento e em seguida selecione a conta bancária onde o valor entrou, ao final clique no botão OK;
- Ao voltar para a janela da venda, vá até a guia Financeiro na parte superior e clique no botão Fechar Venda, ao final confirme todas as janelas clicando no botão OK;
- Caso haja desconto, no terceiro passo, acesse o produto da venda com duplo clique e informe no campo Desconto ou se teve uma sobra informe na Tx. Serv. Destacada;
Após conferir todos os dias e todos os ícones ficarem verdes
- Clicar no botão Fechar que está do lado direito e o sistema irá gerar a conta a pagar ou a receber para a CVC Matriz a partir do fechamento do extrato.
Importante:
- Confira se o valor do Fechamento do Extrato do Monde, está correto com o valor do Systur, caso não esteja, verifique em qual dia há a diferença de valor.
- Para realizar o fechamento de extrato, todas as vendas precisam estar fechadas e todos os ícones estarem verdes, ou o sistema não permitirá que o fechamento seja feito. Veja todas as possíveis inconsistências.