O reembolso é utilizado quando a venda é cancelada ou há alguma alteração no valor do produto.

No Monde é possível realizar o reembolso para o pagante e para o fornecedor do produto na venda, possibilitando a aplicação de taxas ou multas da agência e do fornecedor.

Observações

  • O reembolso pode ser realizado para vendas abertas e vendas fechadas;
  • Ao reabrir a venda os reembolsos não são removidos;
  • Com a venda fechada é possível modificar trechos em casos de passagens aéreas, datas de início e fim do produto, alterar nome de passageiros, alterar número de documento e inserir valores de comissões, over;
  • Com a venda fechada não é possível inserir novos passageiros, excluir passageiros, adicionar ou retirar valores no cadastro do produto da venda.

Gerar reembolso para o cliente

Para gerar o reembolso para o cliente:

  • Acesse o menu Vendas e através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
  • Em Venda na aba Detalhes clique com o botão direito sobre o produto e escolha a opção Adicionar reembolso cliente;
  • Em Reembolso Cliente preencha os campos e confirme.

O reembolso para o cliente fica disponível para visualização na aba Financeiro do cadastro da venda em Reembolso cliente, no Relatório de reembolsos e em Gerar fatura cliente.

E após adicionar o reembolso é necessário gerar a sua fatura, e para isso:

  • Acesse a aba Financeiro do cadastro da venda em Reembolso cliente clique com o botão direito sobre o reembolso e clique em Gerar fatura e confirme concluindo assim a geração da fatura para o cliente.

E caso não queira gerar uma fatura por reembolso, é possível gerar uma fatura para o cliente com vários saldos de reembolsos e vendas. Veja mais em Gerar fatura cliente.

Excluir reembolso para o cliente

Para excluir um reembolso para o cliente:

  • Acesse o menu Vendas e através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
  • Em Venda na aba Financeiro em Reembolso Cliente, selecione o reembolso a ser removido e pressione a tecla Delete do teclado. 

Se o sistema exibir a mensagem: "Não é possível excluir itens já faturados. Exclua a fatura antes de excluir este item.", realize o procedimento para excluir a fatura cliente.

Gerar reembolso para o fornecedor

Para gerar o reembolso para o fornecedor:

  • Acesse o menu Vendas e através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
  • Em Venda na aba Detalhes clique com o botão direito sobre o produto e escolha a opção Adicionar reembolso fornecedor;
  • Em Reembolso Fornecedor preencha os campos e confirme.

O reembolso para o fornecedor fica disponível para visualização na aba  Financeiro do cadastro da venda em Fechamento Fornecedores, no Relatório de reembolsos e em Gerar fatura fornecedor.

E após adicionar o reembolso é necessário gerar a sua fatura, e para isso:

  • Acesse a aba Financeiro do cadastro da venda em Fechamento Fornecedores clique com o botão direito sobre o reembolso e clique em Gerar fatura e confirme concluindo assim a geração da fatura para o fornecedor.

E caso não queira gerar uma fatura por reembolso, é possível gerar uma fatura para o fornecedor com vários saldos de reembolsos e vendas. Veja mais em Gerar fatura fornecedor.

Excluir reembolso para o fornecedor

Para excluir um reembolso para o fornecedor:

  • Acesse o menu Vendas e através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
  • Em Venda na aba Financeiro em Fechamento Fornecedores, selecione o reembolso a ser removido e pressione a tecla Delete do teclado.

Se o sistema exibir a mensagem: "Não é possível excluir itens já faturados. Exclua a fatura antes de excluir este item.", realize o procedimento para excluir a fatura fornecedor.

Cancelar um produto na venda

No Monde é possível cancelar produtos em uma venda fechada e para isso:

  • Acesse o menu Vendas e através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
  • Em Venda na aba Detalhes clique com o botão direito sobre o produto e escolha a opção Cancelar Produto, onde o sistema faz a seguintes perguntas:

"Tem certeza que deseja cancelar este produto?"
     Clique em Sim para continuar ou Não para cancelar.

"Deseja cancelar os lançamentos a receber em aberto vinculados a este produto?"
      Clique em Sim para excluir todos os lançamentos a receber em aberto vinculados ao produto (os lançamentos liquidados não serão excluídos), ou clique em Não para não excluir os lançamentos em aberto.

Concluindo assim o cancelamento do produto.

E após o cancelamento do produto, se necessário realize o reembolso para o cliente e o reembolso para o fornecedor.

Reativar um produto na venda

Após cancelar um produto na venda fechada é possível reativar o produto, e para isso:

  • Acesse o menu Vendas e através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
  • Em Venda na aba Detalhes clique com o botão direito sobre o produto cancelado e escolha a opção Reativar produto.



**Função não disponível em todos os planos, clique aqui para saber mais.

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