O fechamento da venda é a conferência do acordo entre o vendedor e o cliente. Esta conferência dá a certeza de que o produto e a forma de pagamento foram cadastradas corretamente. O processo de fechar venda gera o saldo ao fornecedor.

Seguem procedimentos a serem realizados para fechar a venda:

1° Passo - Conferir o cadastro da venda 

  • Acesse o Menu Vendas;
  • Através dos filtros de pesquisa localize a venda;
  • Na aba Detalhes e no cadastro dos produtos da venda realize a conferência dos valores, sendo o mais importante verificar a comissão, over e descontos, pois esses valores vão definir os valores (a pagar ou a receber) com o fornecedor.
  • Ainda na aba Detalhes confira as Formas de Pagamento da venda.

2° Passo - Gerar o lançamento das formas de pagamento recebidas pela agência 

As formas de pagamento que são recebidas pela agência são: Dinheiro, Cheque, Boleto Agência e Depósito em Conta.

Para gerar os seus lançamentos:

  • Em Venda na aba Detalhes em Forma de pagamento clique com o botão direito sobre a forma de pagamento escolhida e selecione a opção Gerar lançamentos e confirme.

Na aba Detalhes, após gerar os lançamentos, as formas de pagamento recebidas pela agência ficarão na cor azul;

As formas de pagamento que são enviadas diretamente para o fornecedor são: Boleto Fornecedor, Cartão de Crédito Fornecedor e Débito em Conta;

As formas de pagamento que são enviadas diretamente ao fornecedor, automaticamente ficam na cor verde na aba Detalhes;

Após gerar os lançamentos de todas as formas de pagamento recebidas pela agência é preciso fechar a venda.

3° Passo - Fechar a venda 

Acesse a aba Financeiro e clique em Fechar Venda.

No vídeo abaixo é exibido o fechamento da venda.

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