O agrupamento de colunas serve para você saber quantos registros possuem uma determinada informação em comum. Alguns exemplos:

  • Saber a quantidade de pessoas cadastradas por cidade. 
  • Saber a quantidade de cada produto vendido na agência.
  • Saber a quantidade de atendimentos por vendedor.
  • Saber a quantidade de atendimentos por categoria.
  • Entre muitos outros.

Você pode fazer isso com todas as colunas de todos os relatórios.

Agrupando as colunas

Para isso, clique com o botão direito sobre a coluna Cidade e selecione Agrupar por Este Campo.

Nesse momento, o sistema irá agrupar a coluna Cidade e mostrar todos os cadastros separados por cidade:

Nesse exemplo é possível identificar que existe apenas 1 pessoa cadastrada que mora na cidade de Amélia Rodrigues, e 390 pessoas cadastradas que moram na cidade de Americana.

Clicando no botão + (mais) é possível visualizar quais são esses cadastros e clicando no botão - (menos) é possível ocultar a visualização.

Removendo agrupamento

Para voltar a coluna na posição normal:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a coluna agrupada
  2. Selecione a opção Remover do Agrupamento
  3. Para remover a caixa de agrupamento realize o mesmo procedimento e selecione a opção Caixa de agrupamento.

Dica:

  • Ao realizar o agrupamento, também é possível ordenar a exibição dos itens pelo total do grupo, ou seja a exibição dos itens será por ordem decrescente de valores.
Encontrou sua resposta?