Neste artigo vamos falar sobre configurar permissões de acesso para um usuário, adicionar um novo grupo (função) de usuários em permissão de acesso, alterar o administrador do sistema.

Configurar permissões de acesso para um usuário

Para configurar as permissões de acesso de um usuário é necessário adicioná-lo a um ou mais grupos.

O usuário terá todas as permissões de acesso dos grupos que ele for adicionado.

Para adicionar um usuário a um grupo, siga o seguinte procedimento:

  • Cadastre o usuário no sistema;
  • Acesse o menu Funcionários > Permissões de Acesso;
  • Clique em Pesquisar para exibir as funções cadastradas e acesse com duplo clique na função deste usuário para editar (Administrador, Vendedor, Financeiro, etc);
  • Em Manutenção de Grupo, em Usuários clique em Adicionar;
  • Em Selecione, informe o usuário e a empresa e confirme.
  • Em Direitos, na aba Contas, informe as contas para restringir o acesso as contas para o usuário, onde:
    - Se não adicionar nenhuma conta, o usuário terá acesso a todas as contas;
    - Ao adicionar uma conta, o usuário terá acesso somente as contas adicionadas.

Observação: Caso o usuário já esteja logado no sistema, é necessário que ele feche o sistema e efetue login novamente para que as permissões sejam atualizadas.

No vídeo abaixo é exibida a configuração de acesso

Adicionar um novo grupo (função) de usuários em permissão de acesso

Para adicionar uma nova função em permissões de acesso:

  • Acesse o menu Funcionários > Permissões de Acesso e clique em Novo;
  • Em Manutenção de Grupo preencha os dados da nova função onde:
    - Nome: Insira o nome da nova função;
    - Acesso Total: Caso a nova função tenha acesso total ao sistema marque esta opção. Essa opção irá liberar todas as permissões listadas e em todas as empresas do sistema;
    - Direitos: No cadastro da nova função os direitos ficam todos negados (com os ícones em vermelho);
  • Para liberar um direito, basta clicar no ícone em vermelho da permissão de acesso, onde a sua cor será alterada para verde e a permissão de acesso liberada.
  • Em Direitos, na aba Contas, caso você queira restringir o acesso de um grupo a somente algumas contas bancárias, faça a adição através da caixa de seleção.
  • E confirme para concluir o cadastro da nova função. 
  • OK & Cópia: Inicia o cadastro de uma nova função com uma cópia dos direitos da função anterior que estava em edição, sendo útil quando a nova função terá a alteração somente de alguns direitos.

Para utilizar a função de OK & Cópia

  • Acesse o menu Funcionários > Permissões de Acesso;
  • Clique em Pesquisar para exibir as funções cadastradas e acesse com duplo clique a função de origem dos direitos (Administrador, Vendedor, Financeiro, etc);
  • Em Manutenção de Grupo, em Usuários clique em OK & Cópia;
  • Realize o cadastro da nova função e confirme.

Dicas

 Os administradores dos grupos devem ficar atentos as permissões de:

  • Vendas e Financeiro: Atente-se as permissões de configurações, exclusões,cancelamentos e alterações que seus vendedores não tem necessidade de efetuar.
     
     Por exemplo, a permissão de
     Fechar Caixa deve ser liberada somente ao responsável por controlar o departamento financeiro. A permissão de Reabrir Caixa deve somente ser liberada para o dono da empresa, pois em teoria ele precisa saber o porque o caixa teve que ser reaberto.
  • Permissões de Acesso: Cuidado ao liberar a permissão no menu Funcionários > Permissões de Acesso. Essa permissão libera o usuário para editar qualquer permissão de acesso ao sistema, de qualquer pessoa, inclusive a de administrador.
  • Acesso Total: Em qualquer grupo de permissões de acesso existe o botão Acesso Total. Caso esse botão esteja selecionado, você permitirá que os usuários inseridos nesse grupo tenha todas as permissão em todas as empresas. Portanto fiquei atento a essa configuração.

Padrão de direitos: Existem diversos direitos de acesso que podem ser dados aos usuários do sistema, a maioria dos cadastros segue o mesmo padrão de 3 direitos básicos de acesso: Leitura, Edição e Exclusão.

  • Por exemplo, para dar direito somente de leitura ao cadastro de Cidades clique somente no item Cidades na lista de direitos e deixe-o na cor verde. No caso o usuário terá direito a somente ler os cadastros de cidades, mas não poderá cadastrar novas cidades, editar e nem excluir: 
  • Caso você queira dar permissão para o usuário cadastrar novas cidades, libere a opção Editar. 
  • A opção de somente leitura sem editar (cadastrar) serve para todas as outras permissões.

Alterar o administrador do sistema

Para alterar um administrador do sistema é necessário obter a senha do administrador atual.

Somente com a senha do administrador atual é que será possível adicionar um novo administrador e remover o atual.

  • Acesse o menu Funcionários > Permissões de Acesso;
  • Acesse com um duplo clique o grupo Administrador,

Clique no botão Adicionar e selecione no campo Usuário o nome do novo administrador e no campo Empresa, a empresa que ele deve ter acesso total. 

  • Atenção: caso esteja selecionado a opção Acesso Total, esse usuário terá a acesso a todas as empresas do sistema.
  • O novo administrador do sistema precisa estar cadastrado e definido como usuário. Veja como convidar um novo usuário
  • Para remover o administrador atual, entre no sistema com o login do novo administrador.  Acesse o menu Funcionários > Permissões de Acesso, de duplo clique sobre o grupo Administrador, na tela Manutenção de Grupos selecione o administrador anterior e faça a exclusão pelo botão Remover. 
  • Clique em Sim para confirmar e OK para finalizar. 


**Função não disponível em todos os planos, clique aqui para saber mais.

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