Personalizar a visualização dos dados do sistema

O sistema permite a personalização da visualização dos relatórios do sistema com características semelhantes a editores de planilha eletrônica, sendo que através da personalização do relatório é possível adicionar e remover colunas, ordenar a exibição dos dados por coluna, ajustar o tamanho, alterar a ordem de exibição, agrupar e utilizar filtros para selecionar os registros a serem exibidos.

Nos exemplos a seguir iremos utilizar o relatório do cadastro de Pessoas, que pode ser visualizado acessando o menu Cadastros > Pessoas.

Adicionar e remover colunas

Em todos os relatórios do sistema é possível adicionar e remover colunas.

Note que ao lado da primeira coluna existe o botão de Opções (com asterisco). Clicando nele é possível visualizar todos os campos disponíveis do relatório, marcando para adicionar ou desmarcando para remover da visualização.

Uma outra maneira para adicionar e remover colunas é clicar com o botão direito do mouse sobre o nome da coluna e escolher a opção: Selecionar Campos.

Nesse momento, abrirá uma caixa de personalização com todos os nomes das colunas em ordem alfabética. Basta clicar na coluna que deseja inserir no relatório e arrastar para a posição desejada:

Veja na imagem acima que estou arrastando a coluna Endereço para que fique entre as colunas Nome e CPF.

Você pode fazer esse procedimento para qualquer coluna que desejar.

Para voltar a visualização padrão, basta clicar no botão Visualização > Padrão no canto direito da tela:

Ordenar Colunas

Para ordenar os dados do relatório por uma coluna específica em ordem crescente ou decrescente basta clicar sobre o nome desta coluna alterando a ordem.

O sistema marca com um triângulo a coluna pela qual o relatório está ordenado. Esse triângulo também indica a ordem crescente ou decrescente:

Ajustar o tamanho da coluna

Você pode ajustar o tamanho de uma coluna de 2 formas:

Na própria coluna, onde no nome da coluna você pode arrastar com o mouse as linhas de limite de largura da coluna:

Uma outra maneira é ajustando a largura das colunas para que somente uma ou todas as colunas fiquem no tamanho ideal para visualização do texto. Para isso, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o nome da coluna e clicar na opção Ajustar Largura para ajustar a largura somente da coluna selecionada ou Ajustar Largura (todas colunas) para ajustar a largura de todas as colunas:

Arrastar Colunas

Você pode mover as colunas de posição nos relatórios do sistema Monde.

Para isso, basta arrastar o nome da coluna até a posição desejada.

No exemplo a seguir iremos mover a coluna E-mail para a posição entre os campos Cidade e UF.

Agrupar colunas

Através do agrupamento de colunas você pode, por exemplo, saber a quantidade de pessoas cadastradas em determinada cidade.

Para isso, clique com o botão direito sobre a coluna Cidade e selecione Agrupar por Este Campo:

Nesse momento, o sistema irá agrupar a coluna Cidade e mostrar todos os cadastros separados por cidade:

Nesse caso é possível identificar que existem 1 cadastro de pessoas que moram na cidade de Amélia Rodrigues, 390 cadastros de pessoas que moram na cidade de Americana

Clicando no botão  + (mais) é possível visualizar quais são esses cadastros e clicando no botão - (menos) é possível ocultar a visualização.

Para voltar a coluna na posição normal, clique sobre ela com o mouse e arraste até a posição desejada ou então clique com o botão direito do mouse e selecione Remover do Agrupamento e para remover a caixa de agrupamento realize o mesmo procedimento e selecione a opção Caixa de agrupamento.

Você pode fazer isso com todas as colunas.

E ao realizar o agrupamento em colunas, também é possível ordenar a exibição dos itens pelo total do grupo, ou seja a exibição dos itens será por ordem decrescente de valores.

Adicionar ou remover a exibição de linhas por seleção de valores de campos

Para adicionar ou remover linhas na exibição de relatórios pela seleção de valores de campos:

  • No título da coluna que deseja filtrar a exibição das linha clique em Opções;
  • Selecione os valores a serem exibidos e confirme.

Você também pode utilizar filtros personalizados para a exibição dos dados da coluna, para isso após clicar em Opções selecione a opção Personalizar.

Dicas

Utilize a barra inferior do sistema para:

  • Somar valores
  • Verificar o valor minimo
  • Verificar o valor máximo
  • Contar quantidade de cadastros
  • Verificar média de valores
  • Para utilizar esse recurso, basta na barra inferior clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção desejada. Veja o exemplo abaixo:
  • Ao clicar em Contar o sistema vai somar quantos cadastros existem:
  • Uma outra dica importante é que você pode voltar a visualização padrão dos relatórios sempre que precisar. Portanto, você pode remover, adicionar, aumentar e diminuir colunas e quando precisar voltar para visualização padrão. Basta clicar no botão no canto superior direito da tela do Monde chamado "Visualização" e escolher a opção "Padrão".
  • Nos relatórios Vendas por Produto e Lista de Passageiros, você tem visualizações padrões de produtos. Por exemplo, quando escolher " Visualização > Passagem Aérea" aparecerá as colunas correspondentes a esse produto.

Segue abaixo vídeo sobre a personalização da exibição dos dados do sistema:

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