Fluxo de caixa refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido (realizado) ou uma projeção de recebimentos e pagamentos futuros (previsto).

No sistema existem duas possibilidades para analisar o Fluxo de caixa:

  • Fluxo de Caixa Previsto: Contas liquidadas e em aberto.
  • Fluxo de Caixa Realizado: Somente contas liquidadas.

O caixa de toda agência funciona do mesmo jeito: dinheiro que entra e dinheiro que sai.

O fluxo de caixa em Total leva em consideração o saldo de todas as contas.

Ele ajuda o Administrador da agencia a enxergar as movimentações financeiras ao longo do tempo e tomar as melhores decisões com o dinheiro da empresa.

Através disso vai conseguir responder:

  • Vai faltar ou vai sobrar dinheiro no futuro?
  • Posso dar mais prazo para meus clientes?
  • Preciso negociar algum prazo com meus fornecedores?

Acesse o menu  Financeiro > Fluxo de Caixa e selecione o período que deseja efetuar a análise financeira.

E para a análise do fluxo de caixa precisamos de:

Sendo que também é possível realizar a análise do fluxo de caixa por conta na aba Por Conta.

E para a análise do fluxo de caixa Previsto Por Conta precisamos além dos itens acima, de:

Importante 

Se um saldo fornecedor não estiver com o cadastro da data de previsão de faturamento preenchida o saldo será exibido no fluxo de caixa na data da venda.
 
 Para inserir a data da previsão do faturamento em um saldo fornecedor acesse adicionar a data de previsão de faturamento do saldo fornecedor.

Na prática

Veja abaixo algumas situações práticas onde o fluxo de caixa pode te ajudar

Quanto minha agência gerou de dinheiro?

Trabalhamos sempre para ver a nossa agência crescer, não é mesmo? E podemos tirar essa conclusão de várias formas, uma delas é pelo fluxo de caixa da empresa. Uma agência que entrou um período com um saldo de R$ 5.000,00 em caixa e está finalizando o período com R$ 25.000,00 teve um crescimento financeiro de quase 5 vezes. Porém é preciso estar atento, aportes e empréstimos podem dar uma sensação falsa de crescimento, já que na maioria dos casos você contraiu uma dívida para sua empresa.

No Monde: basta inserir as datas de inicio e fim do Período que você deseja analisar, depois é só marcar a opção Realizado e clicar em Pesquisar. Opte por analisar a aba Gráfico, que vai trazer uma clareza maior nas informações
Dica: Utilize o filtro Previsto com uma data futura e certifique-se de que não existe nenhuma dívida a ser paga como empréstimos, pagamentos grandes ao fornecedor, entre outros.

Qual ação tomar com isso em mãos: é possível analisar melhorias em sua agência e principalmente a aplicação deste montante, sempre garantindo um minimo necessário para a agência continuar girando. Aplicando este dinheiro você pode garantir alguma receita extra para sua agência continuar crescendo.

**Função não disponível em todos os planos, clique aqui para saber mais.

Encontrou sua resposta?