Para gerar um Demonstrativo por Categorias

  • Acesse o menu Financeiro > Demonstrativo por Categorias;
  • No campo Período, informe as datas para pesquisa;
  • Você tem a possibilidade de escolher as datas por: Emissão, Vencimento, Liquidação e Movimentação.
  • Selecione a Empresa;
  • Clique em Pesquisar;

Analisando o Relatório:

Esse relatório demonstra por categoria a soma de lançamentos acumulados, ou seja, você irá consultar os gastos acumulados que teve com cada categoria em um período.

Você pode consultar através desse relatório, por exemplo, quanto gastou nos meses de janeiro a abril com contas de água, telefone, internet, pagamento ao fornecedor, etc.

Nesse relatório não mostrará as receitas que aparecem no Demonstrativo de Resultado, pois ele não busca pelas vendas e sim mostra as categorias de receitas inseridas nos lançamentos financeiros. Exemplo: Categoria > Vendas Receitas > Entrada de clientes.

Você pode optar por pesquisar os lançamentos incluindo o rateio e/ou as categorias marcadas como repasse. Além disso, pode pesquisar por data de emissão, vencimento, movimentação e liquidação.

Dica:
Você pode ajustas os filtros do Demonstrativo por Categorias conforme sua necessidade e deixar conforme melhor se adequar ao seu relatório.

Na prática

Veja abaixo algumas situações práticas onde o demonstrativo por categorias pode te ajudar.

Quanto minha agência teve de custo?

Este tipo de informação é de suma importância para entender como e por onde está saindo o dinheiro da agência. As despesas administrativas, além das despesas com sócios e com funcionário podem arruinar seu fluxo de caixa se não estiverem bem controladas. Afinal de contas elas são necessárias para manter a agência de portas abertas, mas será que todas elas são necessárias?

No Monde: insira as datas de inicio de fim do Período que deseja analisar, remova a marcação em Incluir categorias de repasse e clique em Pesquisar.
Pronto! O Monde vai trazer uma relação completa de seus gastos.
Dica: você pode analisar de maneira ainda mais detalhada, mês a mês ou por categoria, basta ir expandindo os campos.

Qual ação tomar com isso em mãos: após analisar estas informações você pode se reunir com seu time financeiro, realizar revisões nos gastos dispensáveis e traçar um planejamento com metas de redução de custo para os próximos períodos (meses, anos...).
Além disso é possível olhar para os períodos anteriores e comparar se o crescimento das despesas é proporcional ao da agência como um todo.

**Função não disponível em todos os planos, clique aqui para saber mais.

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