Cadastrar uma conta a pagar ou a receber

O cadastro de contas é fundamental para o controle financeiro além de trazer um cenário claro dos compromissos financeiros da agência.

Para realizar o cadastro de uma conta no sistema:

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar/Receber;
  • Clique no botão Novo;
  • Selecione se é uma Conta a Pagar ou Conta a Receber;

Orientações sobre preenchimento dos campos:

  • Número: É único, não se repete, sendo sequencial gerado pelo sistema.
  • Empresa: Exibido se houver mais de uma empresa no sistema, vem selecionado como padrão a empresa que o usuário está logado e se necessário selecione a empresa correta;
  • Emissão: É a data que foi emitido esse lançamento ou a data de sua competência;
  • Pessoa: Para quem você está pagando ou esta recebendo esta conta;
  • Descrição: Texto simples, ao que se refere, pode incluir também o período ou mês de competência;
  • Documento: É o número do documento ou da nota fiscal;
  • Vencimento: É a data de vencimento desta conta;
  • Valor Original: Valor a ser pago / recebido sem juros e sem desconto;
  • Valor Final: Valor pago / recebido. Se for pago ou recebido com juros e desconto deve ser alterado;
  • Observação: Texto livre;
  • Categoria: Selecionar a categoria de despesa ou receita da conta, o sistema já disponibiliza um plano de contas padrão, para maiores informações acesse Categorias;
  • Parcelas: Se o cadastro da conta for em parcelas por exemplo IPTU ou condomínio, Clique em Opções (seta para baixo) localizado ao lado direito de OK, para maiores informações acesse Parcelas.

Liquidar uma conta a pagar ou a receber - total ou parcial

Após realizar o cadastro de uma conta a pagar ou a receber no sistema, ao realizar o seu pagamento ou recebimento devemos realizar a sua liquidação através do seguinte procedimento:

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar/Receber;
  • Através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a conta a pagar/receber;
  • No campo Liquidação insira a data da liquidação;
  • Em Movimentações selecione as contas e seus respectivos valores a serem liquidados em cada conta;
  • Preencha as demais campos e confirme;

Atenção: Se a soma dos valores informados for diferente do Valor Original da conta, o sistema irá entender que é uma liquidação parcial e para a liquidação parcial de uma conta a pagar ou a receber serão exibidas três opções:

  • Este saldo é um acréscimo/desconto. Desejo adicionar o valor a seguinte categoria;
  • Este é um pagamento parcial. Desejo gerar uma nova conta a pagar com o saldo;
  • Desejo corrigir o valor da categoria atual para o valor parcial;

Selecione a opção desejada e confirme.

Para a liquidação parcial de uma fatura de cartão de crédito, será exibida a mensagem: O saldo pendente restante será lançado na próxima fatura e confirme.

Para a liquidação parcial de uma fatura fornecedor, será exibida a mensagem: Pagamento parcial de fatura. O Saldo ficará em aberto para ser faturado novamente e confirme.

No vídeo abaixo é exibido o procedimento para liquidar uma conta a pagar com acréscimo:

Liquidar simultaneamente mais de uma conta a pagar ou a receber

Para liquidar simultaneamente mais de uma conta a pagar ou a receber:

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a pagar/Receber;
  • Através da utilização dos filtros de pesquisa localize as contas;
  • Selecione as contas e clique com o botão direito do mouse sobre elas e selecione a opção Liquidar;
  • Em Liquidar Lançamentos preencha os campos e confirme.


**Função não disponível em todos os planos, clique
aqui para saber mais.

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