Cancelar um boleto

Para carteira de cobrança Sem Registro

  • No banco

Para um boleto emitido com uma carteira de cobrança Sem Registro, basta que seu cliente não realize o pagamento do boleto para que ele seja cancelado no banco. 

  • No Monde

No Monde, basta excluir a conta a receber referente a esse boleto Sem Registro.

Para carteira de cobrança Com Registro

O cancelamento dos boletos Com Registro pode ser feito diretamente no banco ou utilizando o Monde através do envio de arquivos de Remessa.

  • Cancelamento utilizando o Monde

Para se cancelar um boleto através do Monde, será necessário excluir a conta a receber referente a esse boleto Com Registro. Feito isso, esse boleto aparecerá em cinza na aba de Gerar Remessa, representando sua exclusão, será necessário gerar um arquivo de remessa com essa informação de exclusão e envia-lo ao banco para que eles mesmo achem e cancelem esse boleto do sistema deles.

Esse é o método mais aconselhável para se cancelar um boleto emitido através do sistema, pois ele já deixa tanto o Monde quanto o banco em ordem.

  • Cancelamento utilizando o Banco

Para se cancelar um boleto Com Registro diretamente no banco, basta acessar seu bankline, localizar o boleto desejado e efetuar o cancelamento dele conforme seu banco instruir.
Para se realizar a exclusão desse boleto por dentro do Monde, basta retirar um arquivo de retorno dentro do bankline no dia seguinte ao que você fez o cancelamento e Processar o Arquivo de Retorno, isso trará instruções do banco para dentro do Monde e consequentemente o sistema fará a exclusão desse título já cancelado anteriormente no banco.

Devido a isso recomendamos que se faça o processamento do arquivo de retorno diariamente, pois além da instrução de exclusão ele trás informações como liquidação e alteração de data de vencimento, conforme explicado abaixo.

Alterar a data de vencimento de um boleto


Para carteiras de cobrança Sem Registro

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar/Receber;
  • Através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a conta a receber;
  • No campo Vencimento, altere com a nova data;
  • Clicar no botão Imprimir > Boleto.

Para carteira de cobrança Com Registro

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar/Receber;
  • Através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a conta a receber;
  • No campo Vencimento, altere com a nova data, nesse momento a situação de cobrança vai estar como "Registro Pendente";
  • Esse boleto precisa ser encaminhado novamente para o banco através da remessa para comunicar a alteração, veja aqui como gerar a remessa.
  • Nesse momento a situação da cobrança vai como "aguardando retorno"
  • No dia seguinte deve ser processo o retorno do banco dentro do Monde, veja aqui como fazer.
  • A situação do boleto sera alterada para "Registrado"
  • Agora basta acessar o lançamento desse boleto
  • Clicar no botão Imprimir > Boleto.
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