Quantas vezes durante o dia você já se pegou pensando na quantidade de coisas que tem pra fazer e gostaria que o dia tivesse mais que 24 horas?

Com o desejo de ver sua empresa crescer mais rápido, muitos empreendedores abraçam a ideia de tentar executar o maior número de tarefas possíveis. Muitas vezes isso se deve ao medo de que, ao delegar as tarefas, acabe-se perdendo o controle sobre o negócio.

No entanto, é preciso compreender que tentar fazer tudo, pode comprometer o bom andamento das operações, além de te distanciar das coisas realmente importantes, como: liderar uma equipe, criar planejamento financeiro, estruturar ações comerciais, avaliar e solucionar problemas, entre muitas outras.

Para isso, é sempre importante seguir 5 passos:

1. Entenda que você não pode fazer tudo sozinho

Isso gera, acima de tudo, um profissional cansado e estressado, que não tem tempo para a sua vida pessoal e sua saúde. O que pode levar ao aparecimento de doenças do trabalho como a síndrome de burnout. E leva ao desenvolvimento de relações interpessoais desgastadas, tanto em casa como no trabalho.

2. Conscientize-se que delegar tarefas é importante

Delegar tarefas, não quer dizer que você seja incompetente ou não queira fazer algo. Delegar tarefas é uma forma de aprimorar e desenvolver sua equipe, para que eles aprendam novas habilidades e cresçam profissionalmente, e como consequência, você tenha mais tempo para o que é importante - liderar. 

3. Conheça sua equipe

Todo profissional se destaca em algum ponto, e um bom líder, deve conhecer esses pontos. Procurando dar mais responsabilidades para os preparados e treinar aqueles que não estão tão preparados. Conhecendo melhor o que cada um se destaca e que está mais preparado, a função de delegar se torna mais clara. E assim você constrói um time vencedor.

4. Acompanhe a execução da tarefa

Aqui entra a parte mais importante de todo esse artigo. O trabalho do líder não termina após ele delegar uma tarefa, pelo contrário, apenas começa. Após delegar uma tarefa, é importante acompanhar a execução de perto, garantindo que tudo está correndo como esperado. Apesar dessa etapa tomar um certo tempo do líder, é nela onde a equipe irá mais se desenvolver e ter ciência de quais critérios devem ser seguidos ao executar uma tarefa. Uma das crenças que a PNL prega, é que se um indivíduo tiver sucesso ao executar uma tarefa pela primeira vez, o cérebro dele irá ficar condicionado que isso é fácil, e ele irá conseguir replicar a mesma ação várias vezes sem problema. Um bom modo de acompanhar e garantir a execução de uma tarefa, é usar o recurso Tarefas do Monde - Irei falar mais sobre, ao final deste artigo.

5. Dê feedback constante

Não espere a tarefa ser concluída para dizer se está boa ou não. Dê retornos constantes aos seus colaboradores, para que eles saibam se estão no caminho certo ou não. Isso significa dizer de forma calma e clara o que não está bom e ajudá-los a entender como fazer corretamente. Não deixe chegar ao final, para perceber que a tarefa não foi bem sucedida.

Por isso, delegar as tarefas de forma eficiente é uma habilidade importantíssima do gestor

E com o Monde, você pode liberar permissões de acessos específicas para os colaboradores e com o passar do tempo, ir liberando novos acessos. Acessos como:

  • Lançar e liquidar despesas
  • Realizar baixa de recebimento de venda
  • Conferir extrato bancário
  • Analisar relatórios Financeiros e Vendas
  • Entre várias outras

Para começar:

  1. Cadastre o colaborador no sistema
  2. Configure as permissões de acesso
  3. Assista o vídeo de cadastro e controle de tarefas

Se ficou dúvidas ou teve qualquer dificuldade para configurar, entre em contato com a nossa equipe (19) 3478-8880.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de avaliá-lo abaixo.

Encontrou sua resposta?