Aqui vão 5 dicas para reduzir os custos de sua agência e aumentar os lucros.

1. Envolva sua equipe

Vale lembrar que reduzir os custos da agência, não deve ser uma preocupação apenas dos gestores, mas de todos os funcionários. Então, o primeiro item dessa lista é envolver toda a equipe. Crie metas de custo e conscientize o time a reduzir o consumo e a economizar, use parte do valor economizado para premiar a equipe quando elas forem atingidas.

2. Economize energia

Reduzir o consumo de energia é o mais comum e não poderia faltar nessa lista. E algumas ideias para reduzir são: conscientizar funcionários com avisos na parede lembrando-os de desligarem as luzes e computadores no final do expediente, trocar as lâmpadas para fluorescente ou LED (lâmpadas de LED consomem de 6 a 8 watts, enquanto as comuns chegam 60 watts), instalar sensores de movimento em banheiros e outras áreas públicas, desligar réguas e tudo aquilo que acaba ficando ligado em stand by. Essas são dicas simples que você pode começar fazer a partir de hoje.

3. Acabe com os telefones

Hoje há mais portabilidade e tecnologia entre as operadoras, e com isso o preço dos planos de telefonia vem caindo cada vez mais. A cada 6 meses, faça uma análise do seu plano atual para das demais operadoras, a fim de buscar preço e bônus melhores. Ou até mesmo, explore serviços de VOIP, como o Skype, que permitem falar de graça pela internet e que muitas vezes conta com ligações e planos mais baratos. VOIP é um serviço de ligações para telefones fixos e celulares a partir da internet.

4. Elimine pilhas de papéis e entre na era digital

Sua agência está na era dos Flintstones ou Jetsons? Em pleno século XXI ainda vemos agências imprimindo tudo o que veem pela frente, e gastarem muito dinheiro com materiais de escritórios e empresas de armazenagem de documentos físicos. Ou até mesmo, disputarem espaço físico dentro da agência, com armários abarrotados de documentos. A solução mais prática para evitar o cenário acima é DIGITALIZAR; contar com uma ferramenta de gestão que seja possível digitalizar, armazenar e organizar esses documentos, de forma que você tenha fácil acesso e principalmente possa ser seguro. Evite gastar suprimentos realizando impressões de RG, CNH e passaporte dos passageiros, troque pelo arquivo digital que pode ser consultado a qualquer momento e se necessário impresso. Veja aqui como ter esse controle no Monde.

5. Terceirize serviços que fogem do seu escopo

Um dos maiores responsáveis pelos gastos imprevistos na agência são os equipamentos de escritórios, que volta e meia precisam de manutenção para funcionarem corretamente, equipamentos como computadores, impressoras e scanners. Uma das formas de eliminar gastos imprevisíveis de manutenção, é trocar os equipamentos a cada 5 anos e ou terceirizar esses equipamentos. Existem empresas hoje que além de oferecerem os equipamentos, também realizam manutenções preventivas há um valor bem reduzido, trazendo assim maior segurança para sua agência, afinal, ninguém merece ficar o dia todo parado porque o computador foi para a manutenção ou ser surpreendido com contas altíssimas de manutenção. Essa mesma dica vale para outras coisas como máquinas de café 💖.

Aposte nos clientes leais (bônus)

No momento que mais precisamos reduzir custo, também é o momento que mais precisamos de vendas, mas uma forma de reduzir o investimento em marketing sem prejudicar as vendas é focar nos clientes com maior potencial de compra, aqueles que já compram com você ou que compram com frequência. Organize ações com seu time, para ligar para clientes que já compraram com você, mas não compram há alguns meses; pegue a lista de aniversariantes e ajude seu cliente a planejar uma viagem no aniversário. Como dizem, conquistar um novo cliente é de 5 à 7 vezes mais caro que vender para os atuais.

Se gostou do conteúdo, não deixe de avaliá-lo abaixo.

Encontrou sua resposta?