Para que uma pessoa possa ser relacionada como vendedor das vendas cadastradas no sistema, é preciso que ela seja habilitada como um vendedor.

Com esse cadastro não é necessário adicionar todos os vendedores como usuários, e ainda será possível configurar o plano de comissão para eles.

Cadastrar vendedor

Existem duas formas de cadastrar um vendedor:

Através do cadastro de vendedores:

  • Acesse o menu Cadastros > Vendedores;
  • Clique em Novo e selecione a pessoa que será cadastrada como vendedor. Se não houver o cadastro clique em Reticências (...) e realize o cadastro da pessoa;
  • Clique em OK.

Se for adicionado novo usuário do sistema ao perfil de acesso Vendedor, através da configuração das permissões de acesso, ou pelo convite de novos usuários, ele automaticamente será habilitado, e não será necessário realizar o procedimento acima.

Desativar vendedor

Se uma pessoa não é mais vendedor na agência, você pode desativa-la. Assim essa pessoa não poderá ser adicionada no cadastro da venda, mas as vendas e o nome dela continuará aparecendo nas opções de pesquisa e relatórios.

Para desativar um vendedor:

  • Acesse o menu Cadastros > Vendedores;
  • Utilizando os filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique o vendedor que deseja desativar;
  • Desmarque a opção Ativo e clique em OK.

Com o mesmo procedimento é possível reativar essa pessoa como vendedor.

Importante

Esse procedimento permite habilitar pessoas físicas como vendedores para serem utilizados no cadastro da venda. Se essa pessoa precisar de acesso ao sistema, ainda será necessário realizar o cadastro de usuário para ela.

Encontrou sua resposta?